INTRIGAS – Heloísa Helena volta à Câmara no lugar de Glauber e gera alerta na federação PSOL/Rede – com Jornal Rede Repórter

A volta de Heloísa Helena ao Congresso Nacional, ainda que de forma temporária, já provoca inquietação nos bastidores da federação PSOL/Rede. Ex-senadora por Alagoas entre 1999 e 2007, ela assumirá o mandato do deputado federal Glauber Braga (PSOL-RJ), afastado por seis meses após decisão do plenário da Câmara dos Deputados.

Eleita originalmente pelo PT, Heloísa rompeu com a legenda no início do primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, após votar contra a reforma da Previdência. O episódio resultou em sua expulsão do partido e consolidou sua imagem de oposição a pautas centrais do governo à época.

Hoje, PSOL e Rede integram a base de apoio do Planalto, mas a entrada de Heloísa no Parlamento é vista por integrantes da federação como um fator potencial de tensão interna e de desgaste com aliados. Avaliações internas apontam receio de conflitos políticos e de ruídos na relação com o governo federal.

Heloísa é a primeira suplente da federação PSOL/Rede e, nas últimas eleições, concorreu a cargos no Rio de Janeiro pela Rede Sustentabilidade. Sua posse ocorrerá enquanto durar a suspensão aplicada a Glauber Braga, que escapou da cassação e recebeu punição mais branda.

Nas redes sociais, a ex-senadora celebrou o resultado da votação na Câmara. Em discurso a apoiadores, exaltou a decisão que manteve o mandato de Glauber e demonstrou alinhamento político com o deputado.

“Toda nossa solidariedade a esse guerreiro, defensor da classe trabalhadora, que honra a classe trabalhadora. Glauber fica!”, declarou.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo