INTERNACIONAL – Tempestade de Inverno Nos EUA Deixa 670 Mil sem Luz e Causa Cancelamento de Quase 10 Mil Voos Neste Domingo

Uma poderosa tempestade de inverno está provocando caos nos Estados Unidos, deixando mais de 670 mil pessoas sem eletricidade e resultando no cancelamento de quase 10 mil voos neste domingo (25). Espera-se que a tempestade intensifique a sua força ao longo da semana, obrigando muitos estados do leste a se prepararem para uma severa nevasca, acompanhada de neve, granizo, chuva congelante e temperaturas drasticamente baixas que podem colocar vidas em risco.

As autoridades estão tratando a situação com seriedade. O presidente dos EUA, Donald Trump, descreveu as tempestades como “históricas” e, em resposta à gravidade da situação, declarou estado de emergência em vários estados, incluindo Carolina do Sul, Virgínia, Tennessee, Geórgia e Carolina do Norte, entre outros. Ele anunciou a iniciativa através de uma mensagem em sua plataforma social, pedindo à população que se mantenha segura e aquecida.

Dezessete estados e o Distrito de Columbia já haviam declarado emergências climáticas, segundo informações do Departamento de Segurança Interna dos EUA. A secretária da pasta, Kristi Noem, fez um apelo à população para que tome precauções, recomendando a estocagem de alimentos e combustíveis, a fim de garantir a segurança durante o período de intensa frieza.

As consequências da tempestade começaram a se manifestar rapidamente. Na manhã deste domingo, o número de interrupções de energia continuou a aumentar, com cerca de 100 mil clientes afetados em estados como Mississippi, Texas, Tennessee e Louisiana. Outras regiões, como Kentucky e Geórgia, também enfrentaram problemas significativos de abastecimento elétrico.

Os meteorologistas do Serviço Nacional de Meteorologia estão monitorando a situação de perto, alertando sobre uma tempestade excepcionalmente extensa e de longa duração, que pode gerar acúmulo de gelo em larga escala no sudeste. As previsões indicam a possibilidade de “impactos incapacitantes a catastróficos” em algumas áreas, à medida que os ventos frios se espalham pela região das Grandes Planícies.

Além dos problemas nas estradas e nas redes elétricas, o setor aéreo também sofre grandes perdas. Até agora, mais de 9.990 voos programados para hoje foram cancelados, com empresas aéreas aconselhando os passageiros a se manterem informados sobre quaisquer alterações em seus itinerários. Em resposta às condições adversas, operadores de redes elétricas intensificaram os esforços para evitar apagões em larga escala, demonstrando a gravidade da situação em que o país se encontra.

E assim, os cidadãos americanos enfrentam um desafio significativo, enquanto se preparam para lidar com as severas condições climáticas que afetam o leste do país.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo