INTERNACIONAL – Segundo grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chega ao Brasil após autorizações e desafios na fronteira.

Na madrugada desta segunda-feira (11), um segundo grupo de brasileiros repatriados da Faixa de Gaza chegou ao Brasil. A aeronave KC-30, pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da capital do Egito, Cairo, às 19h03 (hora local) e está prevista para pousar na Base Aérea de Brasília às 3h20. Até o momento, o grupo é composto por 48 pessoas.

No dia anterior, as autoridades locais concederam permissão para que eles atravessassem a fronteira de Rafah em direção a Egito, onde foram recebidos por diplomatas brasileiros e, posteriormente, embarcaram para o Brasil no domingo (10).

Entretanto, o Ministério das Relações Exteriores informou que 24 pessoas listadas pelo Brasil não foram autorizadas a atravessar a fronteira.

Desde o início do conflito entre Israel e o Hamas, em outubro, o governo brasileiro já retirou um total de 1.524 brasileiros e palestino-brasileiros da Faixa de Gaza e de cidades israelenses. A Força Aérea Brasileira já realizou um total de 11 voos de repatriação através da Operação Voltando em Paz.

Este é o segundo grupo a ser resgatado e trazido de volta ao Brasil. O primeiro grupo chegou ao país no dia 13 de novembro, também em um voo saindo do Cairo em direção ao Brasil. Naquela ocasião, 22 brasileiros e seus familiares palestinos desembarcaram em Brasília.

A situação na região continua sendo monitorada pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Força Aérea Brasileira, que estão trabalhando em conjunto para garantir a segurança e repatriação daqueles que desejam retornar ao Brasil em meio ao conflito. A expectativa é de que mais operações de resgate e repatriação sejam realizadas, caso necessário, para ajudar aqueles que desejam deixar a região em razão da situação delicada.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!




Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo