INTERNACIONAL – Primeiro avião de resgate trazendo brasileiros de Israel pousa em Brasília em operação coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores.



O primeiro avião de resgate com brasileiros vindos de Israel chegou a Brasília nesta quarta-feira (11) por volta das 4h10. A aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou de Tel Aviv às 14h12 de ontem (10) e realizou um voo direto de cerca de 14 horas até a capital federal. Ao todo, 211 passageiros estavam a bordo, sendo que 107 desembarcaram em Brasília e 104 seguiram para o Rio de Janeiro em duas aeronaves da FAB.

A repatriação dos brasileiros foi realizada pelo governo federal em decorrência do conflito entre Israel e o grupo Hamas no Oriente Médio. A chamada Operação Voltando em Paz, coordenada pelos ministérios da Defesa e das Relações Exteriores, prevê mais quatro voos até domingo (15) para retirar um total de 900 brasileiros que estão em Israel e na Palestina.

Os próximos voos trarão repatriados para o Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e novamente para o Rio de Janeiro. As passagens para o destino final de cada pessoa serão custeadas pela empresa aérea Azul, em uma parceria com a Presidência da República.

De acordo com o Itamaraty, aproximadamente 2,7 mil brasileiros já manifestaram interesse em deixar a região e retornar ao Brasil. A maioria deles são turistas que estavam visitando Tel Aviv e Jerusalém quando o confronto teve início. O ataque do Hamas contra Israel resultou em uma forte reação militar por parte do país, levando a bombardeios na Faixa de Gaza.

A ministra substituta das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, afirmou que o objetivo do governo é repatriar todos os brasileiros. A recepção dos repatriados em Brasília contou com a presença da ministra, do ministro da Defesa, José Múcio, e do comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.

Nesse primeiro momento da operação, o Itamaraty priorizou o traslado de cidadãos que vivem no Brasil e estavam na região do conflito sem passagem de volta. Após a conclusão desses primeiros cinco voos, está sendo planejada uma segunda etapa da operação.

No ataque ocorrido no fim de semana passado, dois brasileiros, Ranani Nidejelski Glazer e Bruna Valeanu, de 24 anos, faleceram. Eles foram vítimas do ataque do Hamas a um festival de música eletrônica próximo à Faixa de Gaza. Segundo a imprensa israelense, até o momento foram contabilizados 260 mortos no local.

Uma brasileira, Karla Stelzer, de 41 anos, continua desaparecida. Ela mora em Israel há mais de dez anos e também participava do festival Universo Paralello.

A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está recebendo inscrições de interessados em repatriação por meio de formulário em seu site. Os plantões consulares da embaixada e do Escritório de Representação em Ramala estão em funcionamento para atender pessoas em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty, em Brasília, também está disponível para contato.

A FAB está mapeando aeroportos no Norte e Nordeste do Brasil para realizar a operação de resgate. O Itamaraty orienta que todos os brasileiros na região que possuam passagens aéreas ou condições de adquiri-las embarquem em voos comerciais a partir do Aeroporto Internacional Ben Gurion, que continua operando, embora com restrições.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo