Hasan, que atualmente reside em São Paulo, decidiu viajar para Gaza com sua esposa e duas filhas para visitar a família, apenas alguns dias antes do início do conflito violento na região. Durante a conversa com Lula, Hasan relatou a escassez terrível de água, energia, alimentos e medicamentos que a população enfrenta diariamente em Gaza, juntamente com os constantes bombardeios e perdas de vidas.
Hasan expressou sua gratidão ao governo brasileiro pelos recursos recebidos para ajudar na compra de alimentos e água, mas lamentou dizendo que está difícil encontrar esses itens básicos. Além disso, eles estão enfrentando problemas com a falta de energia e gás de cozinha na região. Diante dessa situação preocupante, os brasileiros manifestaram sua vontade de serem repatriados assim que a situação permitir.
Em resposta à situação desafiadora enfrentada pelos brasileiros em Gaza, Lula prometeu que todos os esforços possíveis serão feitos para garantir a volta deles em segurança ao Brasil. Ele afirmou que o avião presidencial estará a postos no Cairo para ser rapidamente acionado assim que a fronteira for finalmente liberada.
Enquanto aguardam ansiosamente pela resolução do impasse na fronteira, muitas famílias brasileiras estão sendo abrigadas em casas alugadas pela representação diplomática do Brasil, situadas próximas à fronteira com o Egito. Essas famílias estão recebendo assistência de emergência para garantir sua sobrevivência básica durante esse período conturbado.
O encontro entre Lula e a família brasileira em Gaza aconteceu por meio de uma videoconferência, demonstrando o comprometimento do presidente em encontrar soluções para os problemas enfrentados pelos brasileiros na região. Ainda que não sejam fornecidas informações sobre a fonte dessa assistência, é evidente que o governo está em contato direto e comprometido em ajudar seus cidadãos a enfrentar essa difícil situação.
Portanto, espera-se que, em breve, a fronteira com o Egito seja finalmente aberta e permita o retorno seguro dos brasileiros ao seu país. Essa conversa entre Lula e a família residente em Gaza dá aos brasileiros esperança de que o governo está atento às suas necessidades e disposto a agir para garantir sua segurança e bem-estar.