INTERNACIONAL – Presidente Lula recebe líderes mundiais no Rio de Janeiro para o encontro de cúpula do G20 no Museu de Arte Moderna.

Na manhã desta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu as boas-vindas aos líderes estrangeiros que participam da reunião de cúpula do G20, o grupo que reúne as principais economias do mundo, juntamente com as uniões Europeia e Africana. A ocasião aconteceu no Museu de Arte Moderna (MAM), localizado na região central do Rio de Janeiro, e contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva.

O protocolo de recepção estendeu-se por mais de duas horas, conforme os primeiros líderes chegavam pouco antes das 9h. Dentre os chefes de Estado e de governo recebidos estavam figuras como Joe Biden dos Estados Unidos, Xi Jinping da China, Emmanuel Macron da França, Javier Milei da Argentina, Recep Tayyip Erdogan da Turquia, Cyril Ramaphosa da África do Sul, Ursula von der Leyeno da Comissão Europeia, Olaf Scholz da Alemanha, Giorgia Meloni da Itália, Shigeru Ishiba do Japão, Justin Trudeau do Canadá, Keir Starmer do Reino Unido e Narendra Modi da Índia.

Vale ressaltar que a Rússia foi representada pelo ministro das Relações Exteriores, Sergey Lavrov, visto que o presidente Vladimir Putin optou por não comparecer devido a uma possível ordem de prisão emitida pelo Tribunal Penal Internacional. Durante a recepção, alguns líderes como Macron, Trudeau e Biden interagiram de forma descontraída com o presidente Lula.

O encontro de cúpula, marcado para segunda e terça-feira, representa o ponto culminante da presidência rotativa do Brasil no G20. Neste sentido, o país inaugurou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, como uma das metas prioritárias adotadas no fórum internacional.

Além das discussões sobre inclusão social e combate à fome e pobreza, os temas de reforma da governança global, transição energética e desenvolvimento sustentável também permeiam as agendas do evento. O dia contará com uma série de debates e sessões de conversas entre os líderes presentes, culminando em uma recepção oferecida pelo presidente Lula no final do dia no próprio Museu de Arte Moderna.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo