INTERNACIONAL – Presidente Lula participa de reunião histórica do G20 Brasil com as trilhas de Sherpas e Finanças em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem participado ativamente das reuniões do G20 Brasil, um dos principais fóruns de cooperação econômica internacional. No dia 13 de dezembro, Lula da Silva participou da reunião conjunta das trilhas de Sherpas e das Finanças, marcando a primeira vez que as duas trilhas se reuniram conjuntamente na fase inicial de discussões do G20. Esse encontro é de extrema importância, especialmente considerando a presença de autoridades das maiores economias do mundo, incluindo 19 países, a União Africana, a União Europeia e oito países convidados.

Durante o encerramento da primeira reunião do G20 Brasil, o ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, destacou os três principais objetivos da presidência brasileira: inclusão social e combate à fome, transição energética e desenvolvimento sustentável, e reforma das instituições de governança global. Vieira também ressaltou a intenção do Brasil em fomentar a participação social no processo do G20, enfatizando a importância de ouvir todos os membros e buscar o mais alto nível de ambição para que o G20 possa produzir resultados significativos.

É importante ressaltar que o G20 reúne os países com as maiores economias do mundo e exerce um papel fundamental na promoção da cooperação econômica em nível global. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024, e as próximas reuniões do G20 estão previstas para o ano seguinte, em 2024, na segunda semana de janeiro, por videoconferência.

A participação do presidente Lula da Silva nas atividades do G20 Brasil tem sido fundamental para posicionar o Brasil como um forte líder no cenário global e para promover discussões e ações em torno de temas cruciais, como inclusão social, transição energética, desenvolvimento sustentável e reforma das instituições de governança global. A reunião conjunta das trilhas de Sherpas e das Finanças representa um marco na história do G20 e demonstra o compromisso do Brasil em desempenhar um papel de liderança nesse importante fórum internacional.

Sair da versão mobile