De acordo com a Presidência da República, Lula expressou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, aguardando seu retorno ao Brasil. O plano de evacuação já está em andamento, com uma aeronave presidencial posicionada no Cairo para facilitar o retorno desses brasileiros. Além disso, foi destacada a operação de acolhimento que será realizada assim que eles retornarem ao país.
Durante a conversa, ambos os líderes concordaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Eles também ressaltaram a necessidade de um cessar-fogo e alertaram para os perigos de uma escalada no conflito, que precisa ser evitada.
Desde o dia 7 de outubro, quando o Hamas lançou um ataque de mísseis contra Israel, o conflito tem se intensificado. Israel respondeu bombardeando infraestruturas do Hamas em Gaza e impôs um cerco total ao território, cortando o abastecimento de água, combustível e energia elétrica. Os ataques já causaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios, principalmente na Faixa de Gaza.
Lula destacou o papel relevante desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito. O Brasil e o Catar concordam sobre a solução de dois Estados, Israel e Palestina, vivendo juntos em paz. Esse contato com o emir do Catar soma-se a uma série de conversas que o presidente brasileiro tem realizado com líderes mundiais, com o intuito de promover uma solução para o conflito e levar ajuda humanitária aos civis afetados.
A guerra entre Israel e o Hamas possui raízes na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos ao longo da história, incluindo os hebreus e filisteus, antecessores dos israelenses e palestinos.
É importante destacar que todas as informações apresentadas nesse texto são baseadas em fontes confiáveis, mas a fonte específica não será citada neste momento.