Segundo a PF, estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em sete estados, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). São Paulo é o estado com o maior número de cumprimentos de mandados, totalizando 12, seguido de Minas Gerais com 26, Paraná com 6, Santa Catarina com 3, Mato Grosso do Sul e Ceará com 2 cada.
Um aspecto importante dessa operação é a determinação de indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Além disso, as investigações abrangem uma série de crimes, como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
Até o momento, a Operação Lesa Pátria já cumpriu um total de 78 mandados de prisão, 277 mandados de busca e apreensão, e instaurou 17 inquéritos. Esses números demonstram o empenho e a abrangência das investigações que estão sendo conduzidas.
A operação está sendo realizada a partir de determinação do STF, que busca responsabilizar os envolvidos nos atos golpistas ocorridos em janeiro. A identificação dos financiadores e fomentadores desses atos é fundamental para a garantia da ordem democrática e o combate à impunidade.
As ações da Polícia Federal, em coordenação com os órgãos competentes, demonstram o compromisso das instituições em proteger a integridade e o patrimônio público, bem como a manutenção do Estado Democrático de Direito. O avanço das investigações e a responsabilização dos envolvidos contribuem para a preservação da democracia e o fortalecimento das instituições do país.