INTERNACIONAL – Nutrição para o Crescimento: cúpula N4G encerra com compromissos de US$ 27,55 bilhões para nutrição global e destaca parcerias público-privadas.

A cúpula Nutrition for Growth (N4G) – Nutrição para o Crescimento – encerrou-se nesta sexta-feira (28) em Paris, deixando um saldo positivo de compromissos financeiros para a nutrição global. Com um total de US $ 27,55 bilhões em compromissos financeiros e políticos firmados, totalizando 403 acordos, o evento reuniu governos, empresas e sociedade civil em busca de soluções para garantir uma nutrição saudável e sustentável para a população global.

Iniciado em 2013 e realizado a cada quatro anos por anfitriões dos últimos Jogos Olímpicos, a cúpula proporcionou um espaço para discutir a importância de compromissos políticos e financeiros para combater a má nutrição em todo o mundo. Mesmo com o término do evento, ainda é possível firmar mais compromissos financeiros e políticos através da plataforma da N4G em Paris até junho deste ano.

Durante a cúpula, o ministro de Francofonia e Parcerias Internacionais da França, Thani Mohamed-Soilihi, destacou a importância das parcerias com o setor privado, filantropos e bancos de desenvolvimento, ressaltando que a luta contra a má nutrição é responsabilidade de todos. O secretário-geral da cúpula, Brieuc Pont, comemorou o valor recorde arrecadado nesta edição, superando os US $ 27 bilhões da edição anterior em Tóquio, enfatizando a importância de uma visão clara e direcionada para além do dinheiro.

Um dos temas centrais discutidos no evento foi a necessidade de parcerias público-privadas para garantir o financiamento de ações em meio aos cortes na ajuda internacional. O Programa Mundial de Alimentos das Nações Unidas (WFP) divulgou uma nota alertando que os cortes na ajuda internacional resultaram em uma redução de 40% em seu orçamento anual, colocando em risco a assistência a milhões de pessoas. Além disso, a cúpula ressaltou a urgência em resolver os problemas nutricionais do planeta antes de 2030 e a necessidade de incentivar modelos de produção de alimentos mais sustentáveis.

As declarações finais do setor privado, dos jovens e da sociedade civil enfatizaram a importância da colaboração entre governos, empresas e sociedade para enfrentar a má nutrição em todas as suas formas e garantir a nutrição saudável da população global. Apesar das incertezas em relação à próxima cúpula em 2029 nos Estados Unidos, o evento atual foi considerado um sucesso na busca por soluções para os desafios da nutrição global.

Sair da versão mobile