Em seu post, Frey detalhou que deixou claro ao presidente como a presença da comunidade de imigrantes é benéfica para Minneapolis, fazendo um apelo contundente para o fim da operação conhecida como Metro Surge, atividades que, segundo ele, não poderiam continuar sob as atuais circunstâncias. O prefeito afirmou que os agentes federais começariam a se retirar da cidade na terça-feira (27) e reiterou seu compromisso de continuar pressionando pela saída dos demais policiais envolvidos nas operações do ICE.
Frey também destacou que, apesar da saída de alguns agentes federais, a cidade de Minneapolis permanecerá em colaboração com o governo federal em investigações de crimes, mas sem se envolver em prisões que considerou inconstitucionais. Para ele, a responsabilização de criminosos violentos deve ocorrer com base em suas ações e não em sua origem.
Essa mudança ocorre em um momento delicado para a justiça e a segurança pública em Minnesota. O governador do estado, Tim Walz, também dialogou com Trump na mesma ocasião, e ambos concordaram em revisar a atuação do ICE na região.
A necessidade de tal revisão ganhou destaque após um incidente trágico no último sábado (24), quando um cidadão americano, Alex Pretti, foi morto por agentes do ICE durante uma abordagem agressiva. O caso suscitou uma onda de protestos e crítica à atuação da agência, que também se viu envolvida na morte de outra americana, Renee Good, em um episódio similar há duas semanas.
Adicionalmente, informações da agência Reuters indicam que Gregory Bovino, uma figura chave na Patrulha de Fronteira dos Estados Unidos, deixará sua posição em Minnesota, devido às críticas sobre as operações do ICE. Bovino será substituído por Tom Homan, embora a porta-voz do Departamento de Segurança Interna tenha negado que tenha ocorrido uma dispensa formal.
Este cenário, marcado por controvérsias e mudanças no comando das operações do ICE, traz à tona questões críticas sobre a política de imigração e a complexidade das relações entre as diferentes esferas de governo nos Estados Unidos.
