INTERNACIONAL – Lula e Putin conversam sobre cancelamento de viagem do presidente brasileiro à Rússia para Cúpula do Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve uma conversa telefônica com o presidente russo Vladimir Putin nesta terça-feira (22). Durante a ligação, os líderes lamentaram o cancelamento da viagem de Lula à Kazan, na Rússia, para participar da Cúpula de Líderes do Brics, bloco que reúne países emergentes, incluindo o Brasil.

De acordo com informações da Presidência da República, as providências estão sendo tomadas para que Lula possa participar da reunião por videoconferência. O evento, que começou hoje e vai até quinta-feira (24), terá a representação do Brasil pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira.

Em nota oficial, foi informado que Putin demonstrou interesse pelo estado de saúde de Lula, lamentando a sua ausência na Cúpula dos Brics devido ao acidente doméstico que o presidente sofreu no último sábado (19). Na ocasião, Lula caiu no banheiro da residência oficial, Palácio da Alvorada, e precisou levar cinco pontos na região da nuca. Por recomendação médica, foi aconselhado evitar viagens de longa distância, como a ida à Rússia.

Hoje, o presidente passará por novos exames para determinar a sua agenda nos próximos dias, inclusive no que diz respeito a viagens. Seu retorno da Rússia estava programado para que ele participasse de eventos de campanha no estado de São Paulo, em virtude do segundo turno das eleições municipais no próximo domingo (27), além de votar em São Bernardo do Campo, sua cidade eleitoral.

Além disso, Lula tem uma viagem marcada para Cali, na Colômbia, onde participará da conferência das Nações Unidas sobre biodiversidade até o dia 1° de novembro. A agenda do presidente precisará ser ajustada devido ao ocorrido, mas a equipe médica está monitorando sua saúde de perto para garantir sua recuperação completa.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo