O avião fará uma escala em Lisboa, Portugal, antes de prosseguir viagem. Esta é a segunda vez que brasileiros são repatriados desde o início da operação. O tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, comandante da Aeronáutica, ressaltou que a Operação Raízes do Cedro será contínua, com o objetivo de repatriar cerca de 500 brasileiros por semana. O próximo grupo de repatriados deve chegar ao Brasil na terça-feira (8), aproximadamente às 10h.
Atualmente, estima-se que 20 mil brasileiros residam no Líbano. O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que cerca de 3 mil brasileiros expressaram o desejo de deixar o país devido ao cenário de escalada das operações militares das Forças Armadas de Israel na região.
Na primeira fase da operação, 229 brasileiros foram repatriados e chegaram à Base Aérea de São Paulo pela manhã deste domingo. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o grupo e, logo após o desembarque, fez críticas ao posicionamento de Israel, destacando a importância da paz e da não intervenção em conflitos internacionais.
A chegada dos primeiros brasileiros repatriados foi registrada e compartilhada nas redes sociais, demonstrando a emoção e a gratidão dos envolvidos nessa operação de resgate. A continuidade da Operação Raízes do Cedro reforça o compromisso do Brasil em auxiliar seus cidadãos em situações de emergência no exterior.