INTERNACIONAL – Itamaraty insta brasileiros na Síria a deixarem o país devido à escalada de violência e avanço dos rebeldes em Damasco.

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu uma nota de alerta neste sábado (7) sobre a atual situação na Síria, onde a guerra civil que já dura desde 2011 ganhou novos contornos na última semana. Os grupos rebeldes islâmicos avançaram sobre a cidade de Aleppo e agora estão nos subúrbios de Homs, seguindo em direção à capital, Damasco.

Diante desse cenário de crescente violência, o Itamaraty recomenda aos brasileiros que residem na Síria que procurem a Embaixada brasileira em Damasco e considerem deixar o país o mais rápido possível. O governo brasileiro expressa preocupação com a situação e pede contenção por parte de todas as partes envolvidas no conflito.

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores disponibilizou um telefone de emergência e orientou os cidadãos brasileiros a consultarem o portal consular, onde há alertas e atualizações sobre a situação na Síria. Vale ressaltar que até o momento não há informações sobre brasileiros que tenham sido vítimas da escalada de violência no país do Oriente Médio.

O Brasil reitera a importância do respeito ao direito internacional humanitário e à integridade territorial da Síria, além de apoiar os esforços para uma solução política e negociada do conflito, que respeite a soberania do país. A Embaixada em Damasco continua monitorando a situação dos brasileiros na região e está disponível para prestar assistência em caso de emergência.

Diante da gravidade da situação na Síria, o governo brasileiro faz um apelo para que seus cidadãos sigam as orientações de segurança e estejam atentos aos desdobramentos do conflito. O telefone de plantão da Embaixada em Damasco e o plantão consular do Itamaraty estão disponíveis para qualquer necessidade de assistência aos brasileiros no país.

Sair da versão mobile