INTERNACIONAL – Grupo de brasileiros repatriados do Oriente Médio chega ao Brasil em voo governamental após agravamento da crise na região.



O governo federal continua com o processo de repatriação de brasileiros que estão no Oriente Médio, em meio à crise geopolítica na região. No último domingo (22), decolou de Tel Aviv, Israel, o oitavo grupo de brasileiros que retornam ao Brasil com o apoio do governo. A aeronave utilizada foi o avião KC-30 (Airbus A330 200) da Força Aérea Brasileira (FAB), que transportou 209 passageiros e nove animais domésticos.

A previsão era de que o avião aterrissasse no Aeroporto do Galeão por volta das 4h desta segunda-feira (23). Segundo informações do governo, os passageiros que tem como destino final o Galeão desembarcarão no Terminal 2, enquanto os demais serão encaminhados para o Salão Nobre do aeroporto.

Desde o dia 10 deste mês, o governo iniciou os voos de repatriação, e com o embarque do último grupo, já foram transportados um total de 1.410 brasileiros e 53 animais de estimação. A crise na região da Faixa de Gaza, disputada por Israel e Palestina, levou o governo federal a formar um gabinete de resposta à crise, acionando as embaixadas do Brasil em Tel Aviv e no Cairo, além do escritório de representação em Ramala, na Palestina.

Durante o processo de repatriação, foram priorizados brasileiros sem passagens de retorno ao país, não residentes, gestantes, idosos, mulheres e crianças. A Força Aérea Brasileira destinou quatro aeronaves para realizar os voos da região para o Brasil, incluindo um avião presidencial para suporte humanitário. Também foi garantido transporte de ônibus das principais cidades israelenses até o aeroporto de Tel Aviv.

Além da repatriação, a representação brasileira em Ramala tomou medidas para garantir a segurança dos brasileiros nas regiões mais tensas, oferecendo hospedagem, suporte psicológico, alimentação e medicamentos. O governo brasileiro agora busca diálogo com as partes envolvidas no conflito, visando resgatar brasileiros por meio de uma abertura na passagem de Rafah, localizada na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito. Para isso, o avião VC-2 da Presidência da República aguarda acionamento no Cairo.

O processo de repatriação continua, visando garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontram em situação de dificuldade na região do Oriente Médio. O governo federal continua monitorando a situação e tomando as medidas necessárias para garantir o bem-estar de seus cidadãos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo