Segundo as informações divulgadas, o primeiro voo de resgate está programado para partir nesta sexta-feira (4) de Lisboa, em Portugal, em direção à capital libanesa, Beirute. O avião responsável pela missão é um KC-30 da Força Aérea Brasileira, que tem previsão de chegar a Beirute por volta das 10h, no horário de Brasília, e às 16h, no horário local. Após o resgate dos brasileiros, a aeronave retornará para Lisboa e, em seguida, seguirá viagem para São Paulo, onde está previsto o desembarque para as 8h de sábado (5).
O Itamaraty estima que cerca de 220 passageiros serão resgatados nessa primeira operação, com a meta do governo brasileiro de repatriar aproximadamente 500 pessoas por semana. Os grupos que terão prioridade de embarque são os idosos, mulheres, crianças e pessoas com necessidades médicas.
A rota dos voos pode sofrer alterações de acordo com as condições de segurança, e o ministro da Defesa mencionou que estão sendo analisadas outras alternativas, inclusive uma possível saída pela Síria, por meio de uma base russa.
Com aproximadamente 20 mil brasileiros residindo no Líbano, o país tem sido alvo de ataques israelenses nos últimos dias, com Israel alegando a presença de membros do Hezbollah em território libanês. Até o momento, apenas aeronaves de quatro países pousaram no Líbano para realizar repatriações, e estima-se que o Brasil será o sétimo país a ter autorização para o pouso de uma aeronave de resgate.