INTERNACIONAL – EUA suspendem emissão de vistos de imigração para brasileiros e cidadãos de 75 países devido a novas diretrizes de imigração e benefícios sociais.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos anunciou a suspensão temporária da emissão de novos vistos de imigração para cidadãos de 75 países, incluindo o Brasil. Essa decisão, que entrou em vigor na quarta-feira, dia 21, tem como base uma nova política que busca restringir o acesso a benefícios sociais para imigrantes provenientes de nações consideradas “alto risco”.

O governo americano justifica essa medida citando o compromisso do ex-presidente Donald Trump com a ideia de que imigrantes devem ser autossuficientes e não devem representar um ônus financeiro para o país. As diretrizes agora em revisão visam assegurar que indivíduos de países classificados como de alto risco não utilizem programas de assistência social nos EUA.

Apesar da suspensão para novos vistos de imigração, existem exceções significativas. Vistos de turismo e trabalho temporário continuarão a ser emitidos, já que são classificados como vistos de não imigrante. Aqueles que já possuem um visto de imigração válido não perderão seu status, permitindo que continuem a viajar para os EUA, desde que sejam aceitos pelo Departamento de Segurança Interna. Além disso, cidadãos com dupla nacionalidade que apresentem passaporte de um país não listado nas restrições estão isentos dessa pausa.

Embora a entrega dos vistos esteja suspensa, o Departamento de Estado assegurou que as etapas administrativas seguem normalmente. Os solicitantes ainda podem enviar pedidos e comparecer a entrevistas nos consulados e embaixadas dos EUA; entretanto, é importante ressaltar que nenhum visto de imigração será emitido até que a nova diretriz esteja revogada.

A situação já gerou repercussão, e o Ministério das Relações Exteriores do Brasil foi contatado para se manifestar sobre o impacto dessa suspensão nos cidadãos brasileiros, mas ainda não houve resposta oficial. A lista de países afetados pela suspensão reflete uma ampla gama de nações, que vão desde Afeganistão a Uruguai, enfatizando um enfoque abrangente em imigração de risco elevado. A medida, indubitavelmente, traz à tona os desafios enfrentados por aqueles que buscam novas oportunidades e uma vida melhor nos Estados Unidos.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo