INTERNACIONAL – Espanha envia 7.500 soldados para região leste atingida por enchentes; população critica resposta do governo às catástrofes.



Na esteira das recentes enchentes devastadoras que assolaram a região leste da Espanha, o governo anunciou nesta segunda-feira (4) o envio de 7.500 soldados para auxiliar na recuperação e no atendimento às vítimas. A medida ocorre em meio a críticas crescentes em relação à resposta do governo diante da tragédia, que já ceifou a vida de pelo menos 217 pessoas.

Nos últimos dias, o Exército mobilizou cerca de 5 mil soldados para auxiliar na distribuição de alimentos, água e na limpeza das áreas afetadas. Outros 2.500 soldados estão a caminho para reforçar as equipes atuantes, conforme informou a ministra da Defesa, Margarita Robles, em entrevista à rádio estatal RNE.

Um navio de guerra está próximo do porto de Valência, transportando soldados da infantaria da Marinha, além de suprimentos essenciais, mesmo sob condições climáticas adversas, com tempestades de granizo atingindo Barcelona a cerca de 300 quilômetros ao norte.

Enquanto isso, equipes de resgate continuam trabalhando para localizar corpos em diversas áreas, inclusive em garagens subterrâneas e na foz de rios onde corpos podem ter sido depositados pelas correntes.

O desastre desencadeado pelas fortes chuvas da última semana resultou em um total de 217 mortes, a maioria na região de Valência, com mais de 60 óbitos registrados no subúrbio de Paiporta. A população local expressou descontentamento em relação à falta de alertas eficazes das autoridades e à demora no socorro às vítimas.

Em meio à crise, o ministro dos Transportes, Oscar Puente, afirmou que o número de mortos se estabilizou, uma vez que todas as vítimas visíveis foram identificadas. As intensas chuvas que culminaram nas enchentes – consideradas as piores em décadas na região – provocaram inundações, deslizamentos de terra e destruição em larga escala.

Apesar das condições meteorológicas adversas que persistiram ao longo da semana, não foram registradas novas inundações de grande porte na área. No entanto, a agência meteorológica emitiu um alerta para Barcelona, diante da ocorrência de temporais e granizo na segunda maior cidade espanhola.

A situação continua a ser acompanhada de perto pelas autoridades e equipes de resgate, em um esforço conjunto para minimizar os danos e prestar assistência às comunidades afetadas. A mobilização dos soldados visa agilizar as operações de resgate e reconstrução, enquanto a população lida com as dolorosas consequências da tragédia.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo