INTERNACIONAL – Dirigente do Fatah é morto em ataque atribuído a Israel no Sul do Líbano, em meio a escalada de violência na região.

Na manhã desta quarta-feira (21), um triste evento chocou a região de Saida, no sul do Líbano, com a morte de Khalil Magdah, um importante dirigente da ala militar do Fatah, o principal partido palestino. Segundo fontes da segurança libanesa e membros do Fatah, o ataque foi atribuído a Israel, marcando a primeira vez que um membro ligado ao presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, foi confirmado como vítima desde o início dos confrontos transfronteiriços entre Israel e o movimento xiita Hezbollah.

Magdah, que era um líder das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, foi alvejado em seu carro enquanto circulava próximo aos campos palestinos em Saida. Imagens mostram o veículo em chamas, com equipes de resgate retirando o corpo do dirigente. Seu irmão, Mounir Magdah, líder das Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, confirmou o ataque e lamentou a perda de Khalil, descrevendo-o como um alto funcionário da ala militar do Fatah.

Autoridades palestinas em Ramallah condenaram o que chamaram de “assassinato” de Magdah, acusando Israel de buscar incitar confrontos na região e levar a uma guerra total. Segundo um membro do comitê central do Fatah, as forças de ocupação estão usando o sangue palestino como combustível para aumentar a violência na Faixa de Gaza.

Desde o início dos conflitos em Gaza, em outubro do ano passado, o Hezbollah e seus aliados têm reivindicado ataques contra Israel a partir do Sul do Líbano, enquanto o Fatah manteve-se afastado dessas ações violentas. O Exército de Israel tem respondido com ataques direcionados a líderes do Hezbollah dentro do território libanês.

A morte de Khalil Magdah aumenta as tensões na região e levanta preocupações sobre o surgimento de mais confrontos entre as facções envolvidas nesse complexo cenário político e militar no Oriente Médio. As autoridades locais e internacionais estão atentas aos desdobramentos e possíveis consequências desse trágico evento.

Sair da versão mobile