INTERNACIONAL – Crianças na Faixa de Gaza enfrentam crise por escassez de água potável



A Faixa de Gaza, no sul do território palestino, está enfrentando sérios problemas de acesso à água potável, o que tem impactado crianças e adolescentes de maneira dramática. De acordo com informações do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), os serviços de água e saneamento na região estão à beira do colapso, aumentando as chances de surtos de doenças em grande escala.

Segundo a Unicef, as crianças e adolescentes na Faixa de Gaza têm acesso a uma quantidade muito inferior à recomendada de água por dia, estando entre 1,5 e 2 litros, enquanto os padrões humanitários indicam que a quantidade mínima para sobrevivência em uma emergência é de 15 litros. Diante dessa escassez, as famílias da região têm buscado água em fontes inseguras, altamente salinizadas ou poluídas, o que coloca a saúde das crianças em sério risco.

A diretora executiva do Unicef, Catherine Russell, ressaltou a importância do acesso a quantidades suficientes de água potável, destacando que a situação vivenciada pelas crianças em Gaza é uma questão de vida ou morte. Além disso, a situação se agrava devido ao deslocamento interno de milhares de pessoas na região, com metade desse contingente sendo formado por crianças e jovens, que necessitam de alimentos, água, abrigo, medicamentos e proteção.

Com a escassez de serviços e recursos básicos, as crianças e adolescentes em Gaza se tornam mais suscetíveis à desidratação, diarreia, doenças e subnutrição. A situação é agravada pela falta de instalações sanitárias adequadas nos abrigos existentes, levando a uma propagação maior de doenças.

O Unicef está buscando fornecer combustível para operar poços, centrais de dessalinização, transporte de água e gestão de resíduos e esgotos, além de água engarrafada e kits de higiene, visando atender mais de 1,3 milhão de pessoas na região. No entanto, a chegada de suprimentos básicos, como geradores e material de construção, tem sido prejudicada pelas restrições de acesso impostas a esses itens, dificultando os esforços de recuperação das infraestruturas de água e saneamento na região.

A organização ainda pede um acesso humanitário rápido, seguro e desimpedido a todas as crianças, adolescentes e famílias em Gaza, a fim de garantir a restauração e reabilitação das infraestruturas existentes e a proteção das instalações de água e saneamento. A situação na Faixa de Gaza é um alerta para a urgência de soluções que garantam o acesso a água potável e serviços sanitários adequados para toda a população da região.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo