Louise Wateridge, autoridade sênior de emergência da UNRWA, informou à Reuters que o comboio foi instruído por Israel a mudar de rota inesperadamente, seguindo por um caminho desconhecido da passagem de Kerem Shalom. Esse incidente levanta questões sobre os desafios de acesso para entrega de ajuda humanitária no sul e centro de Gaza.
A ação criminosa ocorrida nesse episódio coloca em evidência a vulnerabilidade das operações de ajuda humanitária na região, colocando em risco o fornecimento de alimentos essenciais para a população necessitada. O saque dos caminhões deve ser investigado e os responsáveis levados à justiça para garantir que atos como esse não se repitam.
A UNRWA enfatiza a importância da segurança dos comboios humanitários que cruzam a Faixa de Gaza e pede um maior apoio e cooperação para garantir a entrega segura dos suprimentos essenciais para a população local. A agência continuará trabalhando para mitigar os desafios existentes e garantir que a assistência humanitária alcance aqueles que mais precisam, apesar das dificuldades enfrentadas.









