Diante dessa situação, as autoridades israelenses já deram autorização para a entrada dos aviões que o governo brasileiro mobilizou para resgatar os brasileiros que precisarem deixar Israel. Hoje de manhã, a primeira aeronave da operação de repatriação chegou a Roma, na Itália, onde aguardava autorização para ingressar em território israelense. Um segundo avião, do mesmo modelo, deverá partir da Base Aérea de Brasília ainda hoje, com destino a Tel Aviv.
A prioridade para repatriação será dada aos brasileiros residentes no Brasil que não têm passagem aérea de volta ao país. Estima-se que 14 mil brasileiros vivam em Israel e outros seis mil morem na Palestina, além dos turistas que visitam a região para conhecer locais sagrados e participar de eventos.
Devido à reação israelense ao ataque do Hamas, o governo brasileiro desaconselha deslocamentos não essenciais para a região. O Itamaraty recomenda que todos os brasileiros que têm condições tentem deixar Israel e Gaza.
No contexto desse conflito, três atletas profissionais de tênis em cadeira de rodas, Leandro Pena, Ymanitu Silva e Daniel Rodrigues, que estavam em Tel Aviv para participar do Israel Open, conseguiram deixar o país apenas ontem, após passarem 33 horas aguardando no aeroporto. Eles embarcaram para Bangcoc, na Tailândia, de onde devem retornar ao Brasil.
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv está divulgando em seu site um formulário de inscrição para os interessados nos voos de repatriação. Além disso, os plantões consulares da Embaixada e do Escritório de Representação em Ramala permanecem em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência. Também é possível contatar o plantão consular geral do Itamaraty por telefone.
O Escritório de Representação em Ramala está em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e implementando um plano de evacuação em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo, devido à deterioração das condições de segurança na área.