Durante a visita oficial do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, ao ministro da Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, um acordo bilateral foi firmado nesta sexta-feira (19) para estender a vigência de vistos para passaportes de cidadãos dos dois países. Com a assinatura do acordo, o prazo de validade dos vistos foi estendido para dez anos, o dobro do prazo atual, que era de cinco anos.
O ministro Mauro Vieira destacou que a iniciativa facilitará viagens e incentivará a promoção de contatos diretos entre as comunidades empresariais dos dois países. Além disso, a medida visa impulsionar o turismo entre Brasil e China. A visita de dois dias do ministro chinês marca o início das comemorações dos 50 anos de estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países, que será celebrado oficialmente em 15 de agosto.
Durante a reunião, o chanceler Mauro Vieira reafirmou o apoio do Brasil à China unificada, relembrando o apoio histórico, consistente e inequívoco do Brasil ao princípio de uma só China. Ele destacou o apoio dado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante sua viagem de Estado à China em abril de 2023.
A declaração tem importância estratégica, especialmente após a eleição presidencial em Taiwan, cujo novo presidente defende a independência da ilha asiática, o que contraria a posição da China, que considera Taiwan como parte de seu território.
Além disso, os chanceleres discutiram temas da agenda internacional, como as crises na Ucrânia, Rússia e na Faixa de Gaza, buscando maneiras de contribuir com a solução desses conflitos.
Mauro Vieira também anunciou a presença do presidente da China, Xi Jinping, no Rio de Janeiro nos dias 18 e 19 de novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, sob a presidência do Brasil este ano. Ele adiantou que uma série de encontros políticos, acadêmicos e culturais entre Brasil e China devem ocorrer em 2024 como parte das comemorações do 50º aniversário das relações entre os dois países.