INTERNACIONAL – Brasil demonstra preocupação com ataques aéreos israelenses no Irã e pede moderação nas ações para evitar escalada conflito.



O governo brasileiro expressou sua preocupação com os ataques aéreos israelenses contra o território iraniano, emitindo um comunicado neste sábado (26) por meio do Ministério das Relações Exteriores. O Brasil condenou a escalada do conflito e fez um apelo para que todas as partes envolvidas exerçam máxima contenção. O Itamaraty reiterou a necessidade de um amplo cessar-fogo em todo o Oriente Médio e convocou a comunidade internacional a empregar todos os meios diplomáticos disponíveis para evitar um aprofundamento do conflito.

Além disso, a nota divulgada pelo governo brasileiro informou que a Embaixada do Brasil em Teerã está acompanhando a situação dos brasileiros que se encontram no Irã e mantendo contato constante com os nacionais no país.

Os ataques realizados por Israel no Irã neste sábado visaram instalações militares, em resposta a um ataque iraniano ocorrido no mês anterior. No entanto, os alvos escolhidos não incluíram instalações petrolíferas e nucleares mais sensíveis do país, após pedidos de aliados e vizinhos para moderação.

As forças militares de Israel realizaram três ondas de ataques a fábricas de mísseis e outros locais no Irã, alertando o país a não retaliar. Por sua vez, o Irã afirmou que suas defesas aéreas reagiram com sucesso aos ataques israelenses, resultando na morte de dois soldados e em danos limitados em certos locais. Uma agência de notícias semioficial iraniana anunciou uma “reação proporcional” aos ataques.

A situação entre Israel e Irã permanece tensa, com a comunidade internacional atenta aos desdobramentos do conflito e buscando uma solução diplomática para evitar uma escalada ainda maior de hostilidades na região do Oriente Médio.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo