INTERNACIONAL – Banco Mundial Apoia Aliança Global contra Fome e Pobreza em Evento do G20



O Banco Mundial expressou, nesta quarta-feira (24), seu apoio à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa que está sendo lançada no evento do G20, no Rio de Janeiro. A declaração foi formalmente realizada pelo presidente do Banco Mundial, Ajay Banga, durante um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento ocorreu no Galpão da Cidadania, sede da ONG Ação da Cidadania, onde se deu o pré-lançamento da Aliança Global.

A Aliança Global é uma iniciativa prioritária da presidência brasileira do G20 e visa combater a insegurança alimentar de maneira abrangente. Trata-se de um conjunto de medidas desenhadas para canalizar recursos financeiros e promover trocas de experiências, tudo em prol da erradicação da fome e da pobreza pelo mundo.

Durante o encontro com o presidente brasileiro, Ajay Banga destacou a relevância dos conceitos apresentados pela iniciativa e elogiou os resultados positivos obtidos pelo programa Bolsa Família. O líder do Banco Mundial mencionou que frequentemente cita o programa brasileiro de transferência de renda como um exemplo de política social bem-sucedida, que atinge de maneira eficaz aqueles que mais precisam.

Embora tenha sido lançada inicialmente no foro do G20, a Aliança Global está aberta à adesão de países que não integram o grupo, bem como de organismos internacionais. Nesta fase inicial, ocorre a formalização dos documentos necessários, abrindo caminho para a adesão de novos países interessados em combater a insegurança alimentar.

O lançamento oficial da Aliança Global está programado para a reunião de cúpula do G20, que acontecerá nos dias 18 e 19 de novembro, também no Rio de Janeiro. Este evento promete ser um marco na luta global contra a fome e a pobreza.

A reunião também contou com a presença de figuras importantes do governo brasileiro, incluindo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial da Presidência da República, Celso Amorim. Durante as conversas, Ajay Banga compartilhou informações sobre investimentos públicos e privados, e elogiou o funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e o programa Farmácia Popular.

Com essa iniciativa, a presidência brasileira do G20 reafirma seu compromisso com políticas sociais robustas e eficazes, buscando alavancar a cooperação internacional no combate à fome e à pobreza global. Esse movimento representa uma união de esforços e recursos essenciais para enfrentar um dos desafios mais urgentes da atualidade.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo