A aeronave VC-2, do modelo Embraer 190, estava parada em Roma, na Itália, desde a última sexta-feira (13), aguardando autorização para pousar em território egípcio. Além dos passageiros, o avião também transporta 40 purificadores de água portáteis e dois kits de medicamentos e insumos enviados pelo governo brasileiro.
Cada kit contém 48 itens, como antibióticos, anti-inflamatórios e ataduras, e tem como objetivo oferecer suporte de emergência à população de Gaza. Já os purificadores têm capacidade para produzir água pura e atender até 13,5 mil pessoas por dia.
A primeira parada da aeronave será no Aeroporto Internacional de El-Arish, localizado a cerca de 60 quilômetros do posto de fronteira de Rafah, que faz a separação entre Gaza e o Egito. Após descarregar o material, o avião será deslocado para a capital egípcia, Cairo, onde aguardará instruções sobre a retirada dos brasileiros que estão em Gaza.
Na última terça-feira (17), o Ministério das Relações Exteriores divulgou uma nota informando que o grupo de brasileiros e seus familiares diretos estavam abrigados nas cidades de Khan Younis e Rafah, no sul de Gaza, aguardando a abertura do posto de fronteira de Rafah.
Essa tentativa de resgate é uma ação do governo brasileiro para garantir a segurança e o retorno dos brasileiros que se encontram em uma situação de emergência. Além disso, o envio de medicamentos e purificadores de água demonstra a preocupação em proporcionar ajuda humanitária à população afetada pelos bombardeios em Gaza. Agora, resta aguardar o desenrolar dos acontecimentos e torcer para que a repatriação seja bem-sucedida.