De acordo com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE), ainda restam aproximadamente 150 brasileiros interessados em deixar a região. Cerca de 120 estão em Israel e cerca de 30 na Faixa de Gaza. O MRE informou que o próximo voo de repatriação será feito por um avião KC-30 da FAB, com capacidade para mais de 200 pessoas. Além dos brasileiros em Israel, o avião também levará 15 estrangeiros da Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia que solicitaram ajuda ao Brasil para sair da região.
No entanto, a situação é mais complicada para os brasileiros na Faixa de Gaza. Não há previsão para a saída de pessoas do enclave palestino. Um avião presidencial já está no Cairo, capital do Egito, aguardando autorização para retirar os brasileiros pela fronteira com o Egito.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, explicou que há uma série de questões que precisam ser resolvidas para que a retirada dos brasileiros da Faixa de Gaza seja permitida. Ele destacou que é necessário chegar a um acordo entre as autoridades de Israel, Gaza e Egito.
Vieira ressaltou que os guichês de atendimento para saída da Faixa de Gaza são poucos e que existem cerca de 5 mil estrangeiros querendo deixar o local. Por conta dessas questões práticas, as passagens ainda não foram abertas e os brasileiros e outros estrangeiros não puderam deixar a região.
A Operação Voltando em Paz continua em andamento e o governo brasileiro está trabalhando para garantir a segurança e o retorno de todos os brasileiros que desejam deixar as áreas de conflito no Oriente Médio.