A demolição será realizada seguindo o método de “desconstrução,” uma técnica que minimiza riscos em áreas urbanas e é amplamente adotada em projetos desse tipo. Para essa operação, será utilizada uma máquina de longo alcance equipada com uma tesoura hidráulica, permitindo que a estrutura seja desmontada andar por andar de maneira segura. Os trabalhos ocorrerão de segunda a sábado, no intervalo das 7h às 17h, com expectativa de finalização em 50 dias.
Esse esforço não apenas atende a exigências legais, mas também está inserido no escopo do Termo de Acordo Socioambiental estabelecido entre o Ministério Público Federal (MPF), o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura de Maceió. A ação é um passo necessário para garantir a mobilidade na região, preparando o terreno para a futura duplicação da via.
Durante o período de interdição, o Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) monitora a situação e orienta os motoristas sobre rotas alternativas. Será feita sinalização nas vias nas proximidades e os condutores serão recomendados a utilizar as Ruas Cônego Cavalcante de Oliveira, Clarêncio Jucá e Ricardo César de Melo como desvios principais.
Além disso, ajustes nas linhas de ônibus que transitam pela área também serão implementados. No itinerário em direção ao Centro, os ônibus sairão da Ladeira do Calmon, acessando a Rua Tereza de Azevedo antes de seguir pela Avenida Fernandes Lima. No retorno para os bairros, os trajetos permanecerão inalterados.
Essa operação, embora necessária, traz desafios para a mobilidade urbana da região, requerendo a colaboração de todos os cidadãos para que o processo ocorra de forma eficiente e tranquila.