O programa Fresan, financiado pela União Europeia, em parceria com o Camões, I.P., a Organização Não-Governamental Actuar e a Embrapa Alimentos e Territórios (AL), teve como proposta promover a resiliência e a segurança alimentar em Angola. Durante a visita, a secretária Aline Rodrigues apresentou o Programa Alagoas Sem Fome, desenvolvido pelo Governo de Alagoas, como exemplo de ações integradas para combater a fome e fortalecer a segurança alimentar e nutricional.
A comitiva angolana teve a oportunidade de conhecer programas como o Planta Alagoas, o Programa de Cisternas, a entrega de alevinos na agricultura familiar e o Cartão Escola 10, que visam melhorar o acesso à alimentação e a renda das famílias alagoanas. O foco da visita foi o fortalecimento sustentável da agricultura familiar em províncias específicas de Angola.
O intercâmbio foi encerrado com o “Seminário Cooperação triangular para promoção territorial de segurança alimentar e nutricional”, onde o chefe-geral da Embrapa Alimentos e Territórios, João Flávio, destacou a importância das trocas de experiências e a inspiração para futuros projetos. Além disso, representantes de entidades governamentais e da sociedade civil também estiveram presentes no evento, compartilhando conhecimento e discutindo possíveis parcerias para promover a segurança alimentar e nutricional em Angola.