Instituto do Meio Ambiente de Alagoas promove reunião sobre proteção e conservação de recursos naturais do Complexo Estuarino



O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL) promoveu uma reunião focada na apresentação do plano de manejo da Área de Proteção Ambiental (APA) de Santa Rita, que faz parte do complexo estuarino lagunar. O encontro ocorreu na última quinta-feira (14), e foi inserido na “Oficina III – Proteção e Conservação de Recursos Hídricos e Naturais do Fórum Permanente As-lagoas: Em Defesa da Conservação e seus Impactos no Complexo Estuarino (CELMM)”.

Essa reunião é mais uma etapa dos encontros que estão ocorrendo dentro do Fórum Permanente As-lagoas e teve o objetivo de debater sobre a APA de Santa Rita, sua administração pelo IMA, seu plano de manejo e os impactos ambientais que ocorrem no território. Sete oficinas com diferentes temáticas do Fórum são coordenadas pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Juliana Câmara, procuradora da República do MPF, ressaltou a importância do debate e do envolvimento de todos os órgãos integrantes do fórum, buscando aprimorar o processo visando à proteção do Complexo Estuarino Lagunar. “O MPF tem buscado consolidar as discussões, deliberações e encaminhamentos travados, que são retirados no âmbito de cada uma das sete temáticas, buscando a implementação de ações concretas”, enfatizou a procuradora.

Durante a reunião, o gerente de Unidades de Conservação (UCs) do IMA, Alex Nazário, apresentou o plano de manejo, destacando alterações importantes que tornam o zoneamento mais prático e direcionado à gestão do território. O plano de manejo atual também dedica uma maior atenção a fatores culturais, sociais e históricos das regiões abrangidas pela APA, reconhecendo sua importância para a formação do território da Unidade de Conservação e para a compreensão de sua identidade, recursos e valores.

A APA de Santa Rita abrange parte dos municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco e tem a Mata Atlântica como bioma predominante, abrangendo ecossistemas e paisagens como ilhas lagunares, manguezais, restingas, mata de encosta, recifes e estuários. Além do MPF e MPAL, estiveram presentes outros representantes de órgãos como a Federação dos Pescadores do Estado de Alagoas (Fepeal), Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pilar, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Marechal Deodoro e Autarquia de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana de Maceió (ALURB).

A reunião foi apenas mais uma das ações do IMA em prol da preservação e conservação ambiental do estado de Alagoas, seguindo seu compromisso em promover a sustentabilidade e a proteção dos recursos naturais da região. A participação ativa de diferentes entidades e órgãos mostra a importância do engajamento coletivo para enfrentar os desafios ambientais e promover a proteção das áreas de conservação.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo