Em Alagoas, a ação conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) e do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado, que têm atuado na articulação com os equipamentos museais locais. A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, ressaltou a importância da iniciativa, destacando que o preenchimento do FVA é uma forma de contribuir para a elaboração de políticas públicas mais eficientes e alinhadas com as necessidades dos museus alagoanos.
Mellina Freitas ainda ressaltou que a participação dos museus no preenchimento do formulário é essencial para direcionar recursos e programas específicos para fortalecer as instituições museológicas. Além disso, ao participar do FVA, os museus têm a oportunidade de integrar as estatísticas do setor, colaborar na construção de políticas culturais mais eficazes, ter acesso a recursos e programas do Ibram, pontos extras em editais lançados pelo instituto e fazer parte de uma rede colaborativa que compartilha experiências e boas práticas.
A coordenadora do Sistema de Bibliotecas Públicas do Estado de Alagoas, Mira Dantas, destacou que o sucesso do projeto depende do engajamento ativo de cada museu. Ela ressaltou a importância de ter uma visão abrangente e representativa do universo museal do Estado, o que só é possível com a contribuição de todos os museus locais. Para participar do FVA, basta acessar o link disponibilizado e preencher o formulário de acordo com as orientações fornecidas. Assim, os museus de Alagoas podem contribuir para o fortalecimento e aprimoramento do setor museológico no país.