Para os candidatos que tiveram seu pedido de isenção da taxa aprovado, é necessário fazer a inscrição. Já os que não foram contemplados com a isenção devem efetuar a inscrição e pagar a taxa de R$ 85 até o dia 12 de junho. Uma novidade desta edição é que os estudantes da 3ª série do ensino médio de escolas públicas que comparecerem aos dois dias da prova receberão um incentivo de R$ 200 do Programa Pé de Meia, que será depositado pelo Governo Federal após a conclusão do ensino médio.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está mobilizando e incentivando os estudantes da rede estadual a se inscreverem no Enem. Através do Programa Professor Mentor – Meu projeto de vida, a Seduc está realizando ações como a disponibilização de QR Codes com acesso ao portal do participante, estabelecimento de metas diárias para acompanhamento dos números de inscritos, e organização de plantões diários para auxiliar os alunos na realização das inscrições.
Além disso, no dia 3 de junho será realizado o “Dia D” para busca de estudantes que ainda não se inscreveram. As escolas que conseguirem inscrever todos os estudantes até o dia 4 de junho concorrerão a uma aula presencial com a equipe de professores do programa “Foca o Enem”, que já está preparando os estudantes através de aulas online e presenciais. Ao todo, o programa já promoveu cinco aulões, contribuindo para a preparação dos alunos para o exame.