De acordo com o Inmet, os temporais podem ocorrer com diferentes graus de intensidade, sendo que algumas áreas estão sob alerta amarelo, que indica “perigo potencial”. Outras regiões podem receber chuvas mais fortes, classificadas como “perigo”.
Além disso, os alertas incluem possíveis ocorrências de ventos intensos, alagamentos e queda de granizo. Dentre os avisos emitidos, dois deles são classificados como tempestades com risco moderado, com o grau de severidade considerado como “perigo potencial”.
Esses alertas abrangem áreas de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O Inmet destaca que embora haja risco de corte de energia, danos em plantações e alagamentos, os impactos não devem ser significativos.
Além das tempestades, há previsão de chuvas intensas em outras regiões do Brasil com intensidade variando de moderada a severa. Em algumas localidades, a previsão é mais severa, com alertas de nível “perigo” indicando volume de chuva entre 30 e 60 mm/h, além de ventos entre 60 a 100 km/h.
Diante da previsão de chuvas intensas e ventos fortes, o Inmet recomenda que motoristas evitem estacionar veículos perto de torres de transmissão e placas de publicidade. Além disso, pedestres devem evitar se abrigar sob árvores para reduzir o risco de acidentes.
Os alertas permanecem válidos até a manhã desta quinta-feira (27/2), podendo ser atualizados conforme as condições climáticas evoluam. É importante que a população esteja atenta e siga as recomendações de segurança para evitar possíveis danos.
