Inmet emite alerta vermelho para 75 municípios de Alagoas devido às fortes chuvas, causando grande perigo e risco de alagamentos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta vermelho para 75 municípios de Alagoas devido às fortes chuvas que atingem a região. O aviso, classificado como de “grande perigo”, permanecerá em vigor até às 16h de quarta-feira (08), com previsão de acumulado de chuva acima de 60 mm/h ou superior a 100 mm/dia.

De acordo com informações do Inmet, as condições climáticas representam um grande risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas. Diante desse cenário, foram divulgadas orientações para a população, como desligar aparelhos elétricos, observar alterações nas encostas, permanecer em local abrigado e proteger os pertences da água em sacos plásticos em caso de inundação. Além disso, sugere-se que os cidadãos busquem informações adicionais junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193) para medidas preventivas e de segurança.

As 75 cidades afetadas pelo alerta incluem Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Japaratinga, Jaramataia, entre outras.

Além do alerta para as cidades, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais, em conjunto com a Sala de Alerta da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL), monitorou a elevação dos níveis de rios, riachos e lagunas devido às intensas chuvas que persistem no estado há quase 24 horas. A previsão é de que as chuvas continuem até quarta-feira, com riscos de transbordamentos em algumas áreas.

Dentre os principais pontos de elevação e transbordamento estão o Rio Coruripe, Rio Piauí, os Rios Jequiá e Conduípe, Riachos Jacarecica e Silva, e a Laguna Manguaba. A população é orientada a manter-se informada e atenta às recomendações das autoridades locais para evitar danos e prejuízos decorrentes das condições climáticas adversas.

Sair da versão mobile