O alerta, classificado na escala amarela, é válido para esta quarta-feira (11), no período das 8h às 15h. O Inmet ressaltou que a ventania pode provocar a queda de galhos de árvores, o que representa um perigo para os moradores das cidades afetadas. Por isso, a recomendação é evitar abrigar-se embaixo de árvores e não estacionar próximo a torres de transmissão ou placas de propaganda.
Algumas das cidades alagoanas que estão sob alerta são: Água Branca, Arapiraca, Batalha, Belém, Belo Monte, Canapi, Carneiros, Coité do Nóia, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igaci, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Major Isidoro, Maravilha, Mar Vermelho, Mata Grande, Minador do Negrão, entre outras.
Para garantir a segurança da população, é aconselhável que em casos de emergência, os moradores acionem os órgãos competentes, como a Defesa Civil (199) ou o Corpo de Bombeiros (193).
Diante desse alerta, é essencial que os moradores das cidades mencionadas estejam atentos e sigam as recomendações de segurança para evitar possíveis danos causados pelos vendavais. A prevenção e a prontidão são fundamentais em situações climáticas adversas como essa.