Os estados afetados, total ou parcialmente, são Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Bahia, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O alerta de temporais emitido pelo Inmet foi classificado como perigo, correspondendo à cor laranja, o segundo maior grau de perigo. A atenção requerida é até as 10h da terça-feira.
De acordo com o Inmet, são esperadas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 mm no acumulado diário. Além disso, os ventos previstos são considerados intensos, alcançando até 100 km/h.
Outro alerta emitido pelo Inmet refere-se a chuvas intensas, classificadas com a cor amarela, um grau menos grave do que o laranja. Esse alerta também é válido até as 10h da terça e se estende para Ceará, Pernambuco, Mato Grosso e Distrito Federal. De acordo com a meteorologia, nesse caso, pode haver precipitação de 20 a 30 mm/h, com acumulado diário de até 50 mm. Os ventos esperados têm velocidade de 40 a 60 km/h.
O Inmet orienta a população a se proteger em caso de rajadas de vento, devido ao risco de descargas elétricas, quedas de torres de transmissão e propagandas. É importante estar atento às recomendações e seguir as orientações das autoridades competentes para se manter em segurança durante esse período de chuvas intensas.
