É importante ressaltar que o PCE é a medida de inflação preferida pelo Federal Reserve, o banco central norte-americano, o que torna esses dados ainda mais relevantes para a economia do país. Além do índice de inflação, também foram divulgados os números do Produto Interno Bruto (PIB) do último trimestre de 2024. O PIB dos EUA teve uma expansão real de 2,8% no total acumulado do ano, desacelerando levemente após o crescimento de 2,9% observado em 2023.
No que diz respeito ao índice cheio do PCE, houve um avanço real de 2,5% em 2024, uma desaceleração em comparação com os 3,8% de 2023. Já o núcleo do PCE registrou um aumento de 2,8% no ano passado, frente aos 4,1% de 2023.
Esses dados indicam uma certa estabilidade na economia norte-americana, com um crescimento moderado do PIB e uma inflação controlada, principalmente no núcleo do PCE. Essas informações são fundamentais para a tomada de decisões por parte do Fed e para o planejamento econômico do país. A expectativa é que esses indicadores continuem sendo monitorados de perto pelos analistas e investidores nos próximos trimestres.