Infectologista alerta sobre os perigos e doenças transmissíveis durante beijo no Carnaval.


Carnaval: Alerta para cuidados com a saúde bucal ao beijar na folia


Candidíase labial, herpes e até cárie podem ser transmitidos ao beijar estranhos durante as festas

O Carnaval é um dos feriados mais esperados do ano, é o momento de extravasar alegria, dançar, cantar e é claro, beijar muito. Se tornou comum a prática de beijar estranhos durante as festas, mas muitas pessoas não se dão conta dos riscos que essa ação pode trazer para a saúde bucal. Para alertar sobre os cuidados durante as festas, o cirurgião dentista Paulo Zahr, presidente do Grupo OdontoCompany, listou os cinco problemas mais comuns transmitidos pelo beijo.


Doença do beijo
A Mononucleose infecciosa, conhecida popularmente como “doença do beijo”, é causada pelo vírus Epstein-Barr e é caracterizada por sintomas como febre, dor de garganta e aumento dos gânglios linfáticos.

Candidíase Oral
Também conhecida como sapinho, pode ser transmitida por meio do contato direto, como no ato de beijar ou até mesmo no compartilhamento de objetos. Pode afetar não só a saúde bucal, mas se espalhar para outras regiões do corpo.

Herpes labial
É caracterizada por bolhas ao redor dos lábios e é causada pelo vírus herpes simplex (HSV-1), que pode ser transmitido pelo contato direto com a lesão ativa ou ferida no lábio.

Cárie dentária
Bactérias que contribuem para a cárie dentária, como Streptococcus mutans, podem ser transmitidas pela troca de saliva, um risco que se corre ao beijar estranhos.

Infecções respiratórias
Além disso, vírus da gripe ou resfriado, responsáveis por infecções respiratórias, também podem ser transmitidos através do beijo.

O dentista alerta que o risco de transmissão dessas doenças pode ser reduzido com práticas simples de higiene bucal, como escovação regular dos dentes e uso de fio dental. “É importante ficar alerta e evitar trocar beijos quando há lesões visíveis ou sintomas de doenças transmissíveis. Além disso, a comunicação aberta e a conscientização sobre a saúde pessoal de cada um também podem ajudar a prevenir a transmissão de doenças”, alerta Paulo Zahr.

Sobre a OdontoCompany

A OdontoCompany é a maior rede de clínicas odontológicas do mundo, com mais de 2000 unidades comercializadas espalhadas em todos os estados brasileiros. Há mais de 33 anos no mercado e mais de 13 no franchising, a rede integra a SMZTO Holding de Franquias, que congrega outras importantes empresas dos mais diversos segmentos. É reconhecida pelo pioneirismo em implantar técnicas de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos que utilizam a mais alta tecnologia.

Com informações:

Markable Comunicação Daniele Dutra
Assessoria de Imprensa


Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo