Inep aciona Polícia Federal para investigar imagens vazadas do Enem que circulam nas redes sociais durante prova.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) tomou uma medida drástica neste domingo, 5, ao acionar a Polícia Federal para investigar imagens da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que foram divulgadas nas redes sociais. Segundo o órgão, não se trata de um vazamento, mas sim de fotografias que foram compartilhadas após o início da aplicação, quando os estudantes já estavam dentro das salas.

Os portões das escolas foram fechados pontualmente às 13h e a prova começou a ser aplicada meia hora depois. O término está previsto para as 19h, totalizando 5 horas e 30 minutos de avaliação.

O Inep esclareceu que a comunicação enviada à Polícia Federal é um procedimento padrão diante da circulação de fotos da prova. A imagem que foi divulgada nas redes mostra a página com o tema da redação e os textos motivacionais, que servem de apoio para os estudantes formularem suas propostas de intervenção. O tema deste ano é “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”.

Para garantir a lisura do processo, o Inep possui uma sala de situação que monitora todas as intercorrências no exame. Inclusive, na manhã deste domingo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou o local para acompanhar de perto a aplicação das provas. Ao sair do local, ele afirmou que a realização do Enem estava garantida em todo o país e que os problemas de escolas sem energia elétrica em São Paulo tinham sido solucionados.

O Enem está sendo realizado em 132 mil salas de aulas de 1.750 municípios de todo o país. Ao todo, mais de 3,9 milhões de estudantes estão inscritos no exame. O governo tem a expectativa de ampliar a participação nos próximos anos, buscando tornar o Enem mais acessível e atrativo para os jovens. Lula ressaltou que 63% das pessoas inscritas no exame são mulheres.

Neste domingo, os candidatos estão realizando as provas de linguagens, que incluem questões de língua portuguesa e idiomas estrangeiros, além da tão temida redação. No próximo dia 12, será a vez das provas de ciências da natureza e matemática.

É válido ressaltar que o exame está sendo feito apenas presencialmente. Em março deste ano, o Ministério da Educação decidiu eliminar o formato digital do Enem, criado durante o governo de Jair Bolsonaro em 2020, alegando que a opção tinha baixa demanda entre os estudantes e alto custo de implementação.

Após a aplicação das provas, os gabaritos serão divulgados no dia 24 de novembro e os resultados estão previstos para sair no dia 16 de janeiro de 2024. O Enem é considerado o maior vestibular do país, tanto para instituições públicas quanto para particulares, e serve como porta de entrada para milhares de estudantes em busca de uma vaga no ensino superior.

Sair da versão mobile