Através das redes sociais, o Santuário dos Elefantes compartilhou detalhes sobre o incêndio, assegurando que os elefantes estavam seguros, longe da vegetação em chamas e sem sofrerem impactos negativos com a situação. O presidente e cofundador do santuário, Scott Blais, utilizou um drone para captar imagens aéreas do incêndio, que foram enviadas ao Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso. O governo estadual deve enviar um helicóptero para obter mais informações que possam contribuir para o combate ao fogo.
Vale ressaltar que o Santuário de Elefantes – Brasil é o primeiro e único santuário de elefantes na América Latina, abrigando atualmente seis elefantes fêmeas de espécie asiática. Os animais resgatados de circos, zoológicos e de um ecoparque na Argentina, são Bambi, Lady, Maia, Mara, Guillermina e Rana, e têm idades que variam de 23 a 61 anos.
Esse incêndio traz à tona a importância de preservar e proteger a fauna e flora local, ressaltando a necessidade de medidas efetivas de combate aos incêndios e de conscientização sobre a prevenção de queimadas, a fim de garantir a segurança e bem-estar dos animais silvestres.