Com a intenção de familiarizar os motoristas e pedestres com o novo sistema, o semáforo começou a operar em modo piscante desde a última segunda-feira, 7 de agosto. Essa fase inicial serviu não apenas para alertar sobre a nova sinalização, mas também para educar o público por meio de painéis de LED que exibem informações relevantes sobre o uso correto da faixa de pedestres e a necessidade de atenção redobrada.
O que diferencia este semáforo dos convencionais é a presença de sensores de imagem que monitoram em tempo real o fluxo de veículos, permitindo a adaptação automática do tempo de sinalização. Dessa forma, enquanto a Avenida Márcio Canuto for a via prioritária, o semáforo permanecerá vermelho apenas em situações específicas: quando um pedestre solicitar a travessia, ao acionar um botão, ou quando um veículo estiver parado no cruzamento.
O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) destacou a relevância de estar sempre atento ao dirigir, principalmente durante os primeiros dias de funcionamento do novo sistema. Os desafios da adaptação a esse tipo de tecnologia são comuns em implementações desse porte, por isso é essencial que todos os usuários da via se esforcem para entender as novas regras.
Além de melhorar o fluxo de veículos, a iniciativa reflete um esforço contínuo da administração pública para promover um ambiente mais seguro e organizado nas ruas de Maceió. À medida que a cidade se moderniza, a expectativa é de que mais medidas como essa sejam adotadas, contribuindo para um trânsito mais fluido e seguro para todos.