Inaugurado Ambulatório Pediátrico de Via Aéreas para crianças traqueostomizadas em Alagoas: um marco na saúde pública.



No Dia Nacional da Criança Traqueostomizada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) destaca a importância do Ambulatório Pediátrico de Via Aéreas, inaugurado em janeiro do ano passado, para facilitar a respiração de pacientes com obstrução na passagem de ar na laringe. Esse projeto representa um avanço na assistência às crianças atendidas pelo Projeto Respirar, garantindo um atendimento especializado e seguro.

Localizado no Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, o Ambulatório de Via Aéreas conta com uma equipe multidisciplinar qualificada que realiza traqueostomias em casos graves, assegurando a reversão do procedimento de forma eficaz. Além disso, o projeto evita que as crianças sejam submetidas desnecessariamente a essa intervenção cirúrgica.

O Secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, ressalta a importância do Projeto Respirar na assistência infantil, enfatizando os resultados positivos obtidos até o momento. Ele destaca que a iniciativa continuará atendendo as crianças que necessitarem desse serviço, seguindo a determinação do governador Paulo Dantas.

Com 220 crianças atendidas em todo o Estado, o Ambulatório Pediátrico de Via Aéreas é essencial para garantir o acesso a um tratamento especializado e a reabilitação necessária para cada paciente. O coordenador Wander Mattos destaca a estrutura montada para suprir as lacunas assistenciais, facilitando o acesso ao diagnóstico correto e oferecendo um acompanhamento completo tanto no hospital quanto no home care.

O Projeto Respirar já é considerado um marco para a saúde pública em Alagoas e vem chamando a atenção de outros estados, que estudam a possibilidade de implementar iniciativas semelhantes. As crianças beneficiadas pelo projeto, como Lorena da Silva, estão colhendo os frutos desse atendimento especializado, conseguindo superar as dificuldades respiratórias e retomar uma vida saudável. A equipe do Projeto Respirar tem sido fundamental nesse processo de transformação, proporcionando um futuro mais promissor para essas crianças e suas famílias.

Jornal Rede Repórter - Click e confira!


Botão Voltar ao topo