Inaugurada Vila Olímpica das Olimpíadas de Paris, com capacidade para 14,5 mil atletas, em evento com presença de Macron.

A cinco meses do início dos jogos olímpicos, foi oficialmente inaugurada nesta quinta-feira (29) a Vila Olímpica das Olimpíadas de Paris. O local, que será a hospedagem de todas as delegações participantes do evento, tem capacidade para receber 14,5 mil atletas em um complexo de 82 quarteirões. A cerimônia de inauguração contou com a presença do presidente da França, Emmanuel Macron, que visitou as instalações e garantiu que tudo foi entregue dentro do prazo e sem ultrapassar os limites orçamentários.

Mesmo com a possibilidade de temperaturas chegando a 40ºC durante o verão europeu, os 2.807 apartamentos da Vila Olímpica não contarão com sistema de ar-condicionado. Isso porque a França optou por uma estrutura sustentável, conectada à rede de refrigeração urbana da cidade. Macron afirmou que as instalações foram preparadas para suportar qualquer condição climática, tanto de frio quanto de calor.

Localizada entre os municípios de Saint-Denis, Saint-Ouen e L’Île-Saint-Denis, nos subúrbios de Paris, a Vila Olímpica se transformará em um bairro sustentável para 6.000 residentes após o fim dos jogos. O novo bairro contará com duas escolas, um hotel, um parque público, lojas e escritórios, e a sua construção gerou quase 2 mil empregos, sendo 1,1 mil destinados a residentes locais.

As Olimpíadas de Paris estão programadas para acontecer entre 26 de julho e 11 de agosto, com as Paralímpiadas sendo realizadas entre 28 de agosto e 8 de setembro. Macron destacou que a Vila Olímpica se tornará um legado para a região norte de Paris, promovendo o desenvolvimento econômico e deixando um espaço moderno e sustentável para os moradores e visitantes. Com a inauguração da Vila Olímpica, a França dá mais um passo rumo à realização de um grande evento esportivo e cultural.

Sair da versão mobile