O Método Canguru consiste em tratar bebês prematuros internados na UTI Neonatal com estratégias de cuidado humanizado, incentivando a presença dos pais e o contato materno precoce. Por meio dessa técnica, é possível promover o aleitamento logo nos primeiros dias de vida e o contato pele a pele entre o bebê e o cuidador, trazendo inúmeros benefícios para o desenvolvimento do recém-nascido.
A inauguração dos leitos aconteceu com a transferência de quatro bebês gêmeos da UTI para a maternidade do Hospital Chama. As pequenas Layla e Helena foram levadas pela mamãe Maria Heloísa, enquanto os bebês João Guilherme e José Gael foram com a mamãe Aline Gabriele. A equipe da maternidade do Chama e representantes da Secretaria Municipal de Saúde estiveram presentes durante a visita.
A secretária Jackelline Barbosa elogiou os profissionais do hospital e ressaltou a importância do Método Canguru para a compreensão e cuidado com a prematuridade. Segundo ela, a neonatologia precisa de profissionais sensíveis e conscientes, já que são vidas que se formam em um curto espaço de tempo. Barbosa destacou que é fundamental que as mães cheguem preparadas para essa fase e ressaltou a importância do contato pele a pele entre mãe e bebê.
Essa inauguração é apenas o começo de uma série de ações que marcarão o Novembro Roxo em Arapiraca. A campanha tem como tema “Pequenas ações, GRANDE IMPACTO: contato pele a pele imediato para todos os bebês, em todos os lugares” e tem como objetivo discutir estratégias de prevenção à prematuridade. A cada ano, cerca de 340 mil bebês são prematuros no Brasil, e a campanha busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado e atenção aos recém-nascidos prematuros.
Ao longo do mês de novembro, estão previstas diversas atividades, como educação continuada com médicos sobre o bebê prematuro, rodas de conversa com profissionais da maternidade sobre a importância do leite humano como imunoterapia para os bebês prematuros, um seminário sobre as ações desenvolvidas na Primeiríssima Infância e um piquenique da prematuridade na Área Verde.
Essa campanha tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para a prematuridade e promover o cuidado adequado e humanizado para esses bebês, garantindo a eles o direito de serem cuidados e amados desde os primeiros dias de vida.