A ponte, construída nos anos 1960, estava sofrendo com uma série de problemas estruturais que culminaram no seu desabamento em 22 de dezembro de 2024. O acidente resultou em mortes, um ferido e desaparecidos, com dez veículos, entre carros, motos, caminhonetes e carretas, presentes na estrutura no momento da queda.
A implosão das estruturas das duas margens no Rio Tocantins durou aproximadamente 15 segundos, derrubando de vez o que restava da antiga ponte. Durante a semana que antecedeu o evento, os moradores das margens foram informados sobre a necessidade de evacuação das casas próximas à ponte. Tanto em Aguiarnópolis quanto em Estreito (MA), os habitantes foram orientados a deixar temporariamente suas residências para a segurança de todos.
A implosão da ponte faz parte do cronograma para a construção de uma nova estrutura, a cargo do Consórcio Penedo – Neópolis, formado pela Construtora A. Gaspar S/A e Arteleste Construções Limitada. O prazo para entrega da nova ponte é de um ano, e a área já está sendo preparada para as próximas etapas do projeto.
O engenheiro de minas Manoel Jorge Diniz Dias, conhecido como Manezinho da Implosão, foi o responsável pelo processo, que contou com o monitoramento de técnicos do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A técnica de calor intenso e explosivos foi utilizada estrategicamente para provocar o desmonte da estrutura da ponte.
Após a implosão, a remoção do concreto que caiu às margens do rio será feita por máquinas, facilitada pelo trabalho de terraplanagem realizado no solo durante a preparação para o evento. A população agora aguarda ansiosamente pelo início da construção da nova ponte, que trará mais segurança e mobilidade para a região.