De acordo com a Adeal, a implantação do Sigeal requerirá a interrupção temporária de alguns serviços. No dia 12 de julho, a partir das 14h, os sistemas Sidragro/Sidagro-Produtor serão desligados, impossibilitando a emissão de documentos como a Guia de Trânsito Animal (GTA) e outros serviços informatizados oferecidos pelo órgão. Essa interrupção se estenderá até o dia 14, quando será realizada a migração para o novo sistema.
Nos dias 15 e 16, o Sigeal estará em funcionamento apenas internamente, nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAVs), sem a emissão de GTAs. A previsão é de que o sistema esteja operando normalmente para o público no dia 17 de julho.
A Adeal também alerta aos criadores sobre a antecipação da documentação necessária para o trânsito de animais durante esse período de desligamento do sistema, a fim de evitar transtornos.
Além disso, devido às mudanças, as feiras e aglomerações de animais serão temporariamente suspensas de 13 a 19 de julho. Isso se deve à necessidade de ajustes no processo de migração do Sigeal e na capacitação dos profissionais envolvidos.
Com o novo sistema de defesa agropecuária, a Adeal busca modernizar seus processos e oferecer um melhor atendimento aos produtores alagoanos, garantindo a sanidade e qualidade dos produtos agropecuários do estado.