II Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal reúne autoridades e gestores em Santana do Ipanema, Alagoas, para programação diversificada


 

Aconteceu nesta quinta-feira (09) a II Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal promovida pela Escola de Contas Públicas José Alfredo de Mendonça, do Tribunal de Contas de Alagoas (TCE/AL), em Santana do Ipanema. Autoridades e gestores de diversos municípios da região compareceram ao evento que busca compartilhar experiências e conhecimentos na gestão pública.

Em parceria com a Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) e com o apoio da Prefeitura de Santana do Ipanema, Rede Governança Brasil (RGB), Instituto Latino-Americano de Governança e Compliance Público (IGCP), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Alagoas (UNDIME) e União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação de Alagoas (UNCME), a jornada itinerante teve como primeiro município contemplado Santana do Ipanema.

O objetivo do evento é aprimorar as ações a serem desenvolvidas na gestão pública municipal, além de fiscalizar e controlar os gastos públicos. O auditório do hotel Privillege ficou lotado para a abertura do evento, que contou com a apresentação da orquestra filarmônica Doutor Isnaldo Bulhões Barros.

O presidente do TCE/AL, conselheiro Fernando Toledo, o vice-presidente Otávio Lessa, a diretora-geral da Escola de Contas Maria Cleide, e outros membros da corte estavam presentes, além de autoridades locais. Uma homenagem foi feita em memória do ex-presidente do TCE/AL, Doutor Isnaldo Bulhões, emocionando a todos.

Ao todo, foram apresentados 6 painéis com diversos temas, sendo a palestra magna sobre “Governança e compliance” conduzida pelo diretor-geral da Escola de Contas Públicas do TCE/AL, Perroneo Tojal, e pela analista administrativa Adriana Pereira.

O presidente Fernando Toledo destacou a importância do evento para aprimorar os serviços tanto dos gestores quanto da corte de contas, enquanto a Diretora Geral da escola de contas públicas do TCE/AL, conselheira Maria Cleide, ressaltou a importância de capacitar os gestores para que utilizem os recursos públicos da melhor forma possível.

Temas como a nova lei de licitações e a governança em proteção de dados para municípios também foram abordados durante o evento, mostrando a relevância do conhecimento e da atualização constante para os gestores públicos.

A II Jornada Itinerante de Formação e Aperfeiçoamento Intermunicipal foi um sucesso, proporcionando um dia de troca de experiências e aprendizado para os presentes. A iniciativa da Escola de Contas Públicas do TCE/AL, em parceria com outras entidades, comprova o compromisso com a melhoria da gestão pública nos municípios alagoanos.

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