Ifal divulga editais de vestibulares para cursos superiores; inscrições vão até fevereiro para unidades em Alagoas.

O Instituto Federal de Alagoas (Ifal) anunciou, nesta segunda-feira (27), a publicação do Edital nº 02/2025 para o Vestibular do Campus Murici. Este edital disponibiliza 40 vagas para o curso Tecnológico em Gestão do Agronegócio. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 23 de fevereiro, podendo ser realizadas na página de Exames.

O curso, que acontece no período noturno, segue o mesmo padrão das outras unidades do Ifal, selecionando os alunos mediante as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2009. Para concorrer, o candidato deve ter realizado o Enem e concluído o Ensino Médio ou equivalente até a data da matrícula.

Além do Campus Murici, outros três campi do Ifal também estão com inscrições abertas para cursos de nível superior. Em Piranhas, o Edital nº 54/2024 oferta 120 vagas para as licenciaturas em Física e Matemática, ambas no período noturno, e para o Bacharelado em Engenharia Agronômica, com aulas em tempo integral.

Já em Maragogi, o Edital nº 50/2024, que teve o período de inscrições prorrogado até o dia 2 de fevereiro, oferece 30 vagas para o curso de Tecnologia em Horticultura. Por fim, na unidade de Marechal Deodoro, são disponibilizadas 80 vagas para os cursos de Licenciatura em Letras-Português e Tecnológico em Gestão Ambiental. As inscrições para o Edital nº 57/2024 também encerram no dia 2 de fevereiro.

É importante ressaltar que todas as etapas de seleção dos cursos de nível superior do Ifal são gratuitas neste ano. Além disso, 70% das vagas são reservadas para alunos provenientes da rede pública de ensino, levando em consideração critérios como renda familiar, autodeclaração étnica e existência de deficiência. Também há um bônus regional de 10% sobre a média final para candidatos que cursaram o ensino médio em escolas públicas ou privadas de Alagoas.

Com isso, o Ifal reforça seu compromisso com a democratização do ensino superior e a inclusão de estudantes de diferentes perfis socioeconômicos. Para mais informações, os interessados podem acessar o site institucional ou acompanhar as redes sociais oficiais do Instituto Federal de Alagoas.

Sair da versão mobile