Segundo as autoridades de saúde, o paciente, de 73 anos, possui comorbidades de hipertensão e cardiopatia. No dia 5 de julho de 2023, ele deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Noel Macedo, apresentando sintomas de tosse seca intensa, mialgia e astenia persistente há três dias. Na ocasião, o teste rápido indicou resultado reagente e o paciente recebeu alta no mesmo dia com orientações para isolamento.
Uma amostra de swab de nasoorofaringe foi coletada no dia da consulta e enviada ao Lacen Alagoas, sendo posteriormente transferida para o Laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), localizado no Rio de Janeiro, para sequenciamento genômico. Uma equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) Arapiraca realizou visita ao paciente, constatando que ele não apresentava gravidade no caso e estava se recuperando bem.
O idoso afirmou não ter realizado viagens recentes ou tido contato com pessoas que tenham viajado. Ele possui um esquema vacinal completo, com três doses da vacina monovalente, sendo a última dose aplicada em 27 de novembro de 2021.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que a nova subvariante EG5.1 representa um baixo risco para a saúde pública em nível global, mas ressaltou a possibilidade de aumento de casos. Até o momento, os órgãos de Vigilância Epidemiológica estão investigando o caso e monitorando a situação para evitar a propagação dessa subvariante.
De acordo com o boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Alagoas na última terça-feira (26), o estado registrou uma diminuição no número de casos. Foram confirmados apenas 9 casos e nenhum óbito, enquanto 340 casos estão em fase de investigação.
Ao longo de 2023, Alagoas notificou um total de 27.657 casos suspeitos de covid-19, mas apenas 3.843 foram confirmados e 76 óbitos foram registrados em decorrência da doença.
As autoridades de saúde continuam alertas e monitorando a situação, buscando conter a propagação da subvariante EG5.1 e manter a população informada sobre os cuidados necessários para prevenir o contágio pelo vírus.