Durante o evento, Martins expressou sua gratidão pelas celebrações à sua trajetória e contribuições para o Direito Federal. Em seu discurso, ele destacou que o amor é essencial para abrir caminhos e emana liberdade, democracia e igualdade. O ministro, que completou 18 anos de atuação no STJ e presidiu a Corte entre 2020 e 2022, agradeceu à sua família, amigos, colegas do Direito e autores do livro.
O prefácio do livro foi assinado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, que enalteceu a importância e qualidade dos trabalhos apresentados. Durante sua fala, Toffoli destacou a parceria bem-sucedida que teve com o ministro Humberto durante suas atuações no Conselho Nacional de Justiça.
Além disso, autoridades como o governador de Alagoas, Paulo Dantas, e o atual presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho, prestigiaram o evento e enalteceram as qualidades do ministro Humberto Martins. Dantas destacou a competência e a integridade do homenageado, enquanto Tourinho ressaltou a capacidade de Martins em construir pontes entre os poderes do judiciário.
Por fim, o futuro presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fábio Bittencourt, enfatizou a importância de ter um ministro como Humberto Martins, que consegue unir o STJ, o CNJ e o STF. Ele elogiou a trajetória e a contribuição do ministro para o judiciário nacional.
O evento contou com a presença de amigos, autoridades e colaboradores, e marcou um momento de reconhecimento e celebração da carreira e das conquistas do ministro Humberto Martins no âmbito jurídico.